Junta de Freguesia de Ança Junta de Freguesia de Ança

Equipamentos

O trabalho autárquico prossegue na Freguesia de Ançã, com o sentido de empenhamento e de inovação que se exige.

Tal como vem sendo nossa prática estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, melhorando os serviços e infra-estruturas da freguesia.

Situado em zona privilegiada e estratégica, Ançã dispõe de transportes públicos diários prestados pela Transdev e de uma praça de táxi. A recolha de lixo é efectuada pela Câmara Municipal de Cantanhede, todos os dias úteis, cobrindo todos os lugares da Freguesia, existindo também vários ecopontos e um oleão, visando a importante componente da reciclagem.

Quanto á correspondência, um posto de correios tem lugar na Freguesia e o carteiro lá vai passando diariamente pela freguesia de Ançã, de Segunda a Sexta-feira. Faz parte ainda desta terra, um cemitério que cobre na totalidade as necessidades da população da Freguesia.

A cobertura de água encontra-se a 100%, e o saneamento com cobertura de 95%, mas o executivo trabalha arduamente para finalizar a obra e atingir o tão desejado número dos 100%. Dispõe também esta Freguesia de um banco com multibanco para a quem este serviço necessite recorrer, assim como um posto de combustível. Infra-estrutura de enorme relevância são os parques de merendas da Freguesia, na Fonte de São Bento, Fornos da Cal e Quinta do Sobreiro, oferecendo condições para o convívio entre familiares e amigos, com diversos equipamentos para os convivas, dispondo também de uma piscina natural no lugar sede de Freguesia. Uma feira semanal tem lugar aqui em Ançã, todos os Domingos de Manhã. De referir que nesta vila existe um posto da G.N.R (guarda nacional republicana) para uma melhor segurança da população e é na sede de Concelho, Cantanhede, que se encontra o serviço nacional de bombeiros, prestando serviço também aqui na Freguesia.

A Freguesia de Ançã, é servida pelo Serviço Nacional de Saúde através de uma extensão de Saúde (Extensão de Saúde Ançã), onde é possível o atendimento ás mais diversas necessidades da população, nomeadamente o rastreio do colo do útero, saúde Infantil, saúde materna/planeamento Familiar, Vacinação Crianças e adultos, etc. Quanto aos serviços de atendimento complementar, estes são prestados pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, Hospital da Universidade de Coimbra, Distrito de Coimbra. Duas farmácias (Farmácia Carolino e Farmácia Neves Suc.) prestam serviços aqui na Freguesia, satisfazendo as necessidades da população no que respeita aos medicamentos. Cabe ao Centro Social de Ançã cobrir as necessidades da população no que respeita ao apoio social da Freguesia, com valências de internamento diário de idosos, apoio domiciliário e Atl. De referir que aqui também se encontram algumas clínicas das mais diversas áreas, sendo uma mais valia para a terra.

Duas escolas primárias (EB1 Ançã e EB1 de Granja de Ançã) têm lugar aqui na Freguesia, sendo que até á quarta classe as crianças podem estudar na terra perto dos seus familiares. Depois da quarta classe, os alunos deslocam-se para a sede de Concelho, Cantanhede, estando também próximas duas Universidades, Coimbra e Aveiro. Uma biblioteca está também disponível, com espaço destinado à consulta e leitura de diversas obras literária (dicionários, enciclopédias gerais e especializadas, atlas, bibliografias e catálogos, bem como obras de criação literária, de informações e de divulgações) e organizadas nas seguintes secções: Infantil, Juvenil, Adultos, Periódicos, estando também preparada para a audição de músicas de diversos géneros (rock, jazz, música clássica, música tradicional…) e para o visionamento de películas, tanto em videocassete e como DVD. De referir a componente internet e multimédia deste espaço, desenvolvido de modo a possibilitar o livre acesso a ferramentas Informáticas e às novas tecnologias de informação. A Internet, bem como outros programas de processamento de dados (Word, Excel, PowerPoint…) são exemplos dos instrumentos disponíveis. Importante salientar que esta biblioteca está concebida para proporcionar as melhores condições físicas para a execução de trabalhos escolares, pesquisas e estudos em geral.

É no reconhecimento das associações culturais e desportivas e na cooperação com os estabelecimentos de ensino que melhor se detecta a aposta na cultura e no despoto da freguesia, por entendermos que o papel desempenhado por aquelas entidades se reveste de capital importância na defesa dos valores socioculturais que defendemos para a freguesia.

Obviamente que, para além desse apoio, são inumeras as iniciativas da Junta de Freguesia nestes dominios, entre as quais salientamos a Semana Cultural, o Festival da Canção, as Feiras de Artesanato, a Feira do Livro, etc.

E isto sem falar nos grandes projectos em curso, que irão permitir dotar a freguesia de dois novos equipamentos e libertar outros essenciais para o trabalho das associações e das escolas, para os quais trabalhámos, sem hesitações, desde a primeira hora. Referimo-nos, obviamente, ao Centro de Estudos Educativos e ao Complexo Desportivo de Ançã.

A freguesia de  Ançã está dotada de infra-estruturas de vital importância para a prática do desporto, um Polidesportivo e dois gimnodesportivos, onde é possível a pratica de futsal, entre outras actividades desportivas, encontrando já em fase de construção um complexo desportivo com dois campos de futebol de onze com relva sintética.