Área de Reabilitação Urbana da cidade de Cantanhede aumenta 115 hectares

26-AGO-2024

Área de Reabilitação Urbana da cidade de Cantanhede aumenta 115 hectares

O executivo municipal aprovou a proposta de alteração da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade de Cantanhede e o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

O documento proposto pela Divisão de Gestão do Território e Sustentabilidade Ambiental do Município dá conta da necessidade de proceder à alteração do respetivo instrumento de programação – o PERU, bem como em reajustar a área de intervenção, de forma a abranger zonas de equipamentos, espaços verdes e de lazer, bem como áreas habitacionais que, em virtude de degradação e obsolescência, justificam a intervenção integrada.

Assim, a proposta de redelimitação da ARU da cidade de Cantanhede abrange uma área de cerca de 181 hectares (ha), um acréscimo de 115 ha face ao limite atualmente em vigor (65,5 ha).

Para além do núcleo central da cidade, integra zonas de serviços, equipamentos (escolas, pavilhão municipal, piscinas, centro de saúde e hospital), espaços públicos (jardins/espaços verdes, praças e largos) e áreas residenciais mais antigas e que apresentam sinais de degradação, bem como edifícios com valor patrimonial/arquitetónico.

O objetivo passa por dotar a cidade de um perfil mais jovem, inclusivo e atrativo, que permita fixar a população. A inovação e o dinamismo cultural serão o foco, assentes num espaço público requalificado e harmonioso, onde o centro histórico se ajusta às vivências atuais.

A concretização da estratégia de reabilitação urbana assenta num programa de investimentos associado às diversas ações prioritárias, com um valor global de cerca de 37 milhões de euros, que integra quer ações já executadas, quer futuras.

  • Partilhar